Novo DVD Palavra Cantada “Vamos Brincar”



vamos-brincar-divulgacao

 

 

Por Sandra Peres e Paulo Tati

 

“Desde 2012 nos propusemos ao desafio de produzir, além de nossas canções e shows, um material didático musical com a ressalva de ser apreciado também pelas crianças num contexto familiar. Já foram 100 clipes em 9 DVD-Livros propondo brincadeiras musicais para crianças entre 4 e 10 anos. Esse conjunto, que engloba também curso de formação para professores, foi e está sendo muito bem recebido pelas escolas e instituições de ensino e até hoje, mais de 2 milhões de kits já foram distribuídos por todo país.

 

Agora, o novo lançamento, VAMOS BRINCAR, dedicamos às crianças pequeninas, de 2 a 4 anos. Tudo foi criado em conjunto com nosso querido educador-brincante-mirabolante, Estêvão Marques, que entre nós é o mais experiente quando o assunto é “educação musical pela brincadeira”. O que chega agora às livrarias e pelas redes de distribuição digital é a versão “familiar”, digamos assim.

 

Para começar, selecionamos algumas canções já existentes como Sopa, Meus Dedinhos, O Que é que é, Meu Anjo Sim, Coloridos, e Carneirinho 1, 2, 3 e compusemos muitas inéditas tais como Nossa Banda, Dedinho Pro Céu, Rei Nagô, Meu Lugar, Zangão , O Explorador e outras. Para todas elas, criamos brincadeiras que podem parecer com uma dança, com expressões corporais, brincadeiras com corda, brincadeiras de desafio de equilíbrio e tantas outras. Em todas essas criações tentamos passar a mensagem de que outras novas brincadeiras poderão ser desenvolvidas inspirando-se nas músicas, bastando para isso ter impulso criativo.

 

Os clipes mostram as crianças brincando ao nosso lado, num clima de total descontração, tentando acertar e cumprir as regras de cada jogo, o que é sempre impossível, pois a perfeição, como diria Gilberto Gil, é uma ‘meta nunca alcançada’. A tentativa do fazer bem esquenta o jogo e é muito importante demonstrar que o que vale é a brincadeira em si, deixando erros e acertos fluírem livremente.

 

Ainda com relação a esse novo projeto, mais do que nunca, optamos por mostrar também cenas em que aparecemos tocando e cantando ao vivo. Nós e os demais músicos convidados, que são muitos. Com o tempo percebemos que a experiência de assistir a canção sendo feita de verdade torna-se um conteúdo muito informativo e lúdico, principalmente para crianças pequenas.

 

Além das brincadeiras musicais, esse trabalho mostra ainda seis clipes contendo entrevistas com instrumentos. Sim, com instrumentos, não instrumentistas. Assim, foram entrevistados a cuíca, o trombone, o trompete, um violino, um saxofone e até um par de colheres. Só vendo mesmo para sentir o resultado!

 

Desde o primeiro CD da Palavra Cantada trabalhamos com crianças. Justamente nós que cantamos “criança não trabalha, criança dá trabalho” colocamos os pequenos para atuarem conosco em toda nossa obra. Com o VAMOS BRINCAR não seria diferente. É engraçado porque quanto menor a criança menos ela aceita as refações. Simplesmente se recusam a filmar duas vezes a mesma cena. Ficamos imaginando elas dizerem para si próprias “já fiz isso, porque haveria de repetir?”.

 

O casting de crianças, como sempre, foi feito através de boca a boca entre nossos amigos e conhecidos. Nada de audições para a seleção, pois qualquer criança está apta a participar, a sua maneira, das brincadeiras criadas com maior carinho para elas.

 

No momento em que se discute a educação no Brasil e se matérias artísticas devem ou não fazer parte do currículo, nosso VAMOS BRINCAR mostra, na sua aparente despretensão, que o aprendizado da música, dentro e fora da escola, pode ser algo muito valioso para a formação da parte sensível da criança brasileira e para expansão da sua inteligência tanto cognitiva quanto emocional.

 

Nós, Sandra e Paulo,  durante nossa formação escolar, tivemos certa dificuldade nas matérias objetivas, mas nem por isso deixamos de ser adultos influentes e reconhecidos em nosso país através dessa matéria totalmente imaterial, a Música.”

 

Um beijo a todos e vamos brincar!

 

Compre aqui: http://bit.ly/DVDVamosBrincar

 

Escute aqui: ONErpm.lnk.to/VamosBrincar

 


Compartilhar: